setembro 18, 2012

O meu primeiro Sadhana

Um Sadhana é um ciclo de meditação de no mínimo 40 dias. Porquê 40 dias? Segundo o site Spirit Voyage:

  • 40 dias é o tempo que levamos a mudar um hábito
  • 90 dias o tempo que levamos a confirmar um novo hábito
  • 120 dias após, somos o novo hábito
  • 1000 dias somos experts no hábito.
Há alguns conselhos para se retirar o melhor benefício do Sadhana nomeadamente o tempo por dia que nos dedicamos à meditação que deve ser extenso e também a hora  a que meditamos (há estudos que indicam o intervalo 2h-6h como o melhor). Infelizmente nos dias que correm e com a vida agitada que temos nem sempre podemos cumprir estas especificidades, mas isso não é um entrave porque uma meditação é um momento que nós tiramos para nós mesmos, sejam 5 minutos ou 3 horas...

Já andava para começar um Sadhana à algum tempo mas a perguicite e alguns problemas impediram-me (bem no caso da perguicite fui eu mesma que me impedi), ma agora decidi-me e já fiz a meditação de hoje. Este é o meu primeiro dia de Sadhana e nos próximo 49 dias vou tirar um tempo para mim em cada um deles para meditar.

Em Kundalini Yoga (e provavelmente nos outros tipos de yoga também assim é) normalmente associa-se um mantra à meditação. O mantra que eu escolhi foi o Guru Ram Das Mantra. É o mantra da humildade, da auto-cura e do alívio emocional. Resgata-nos de qualquer processo de perigo, projecta a nossa mente para um estado de conhecimento e êxtase e projecta a mente para o Infinito relacionando-a com o Finito a um nível prático. É muito útil para lidar com a mudança, com novos desafios e por isso o escolhi tendo em conta que entrei agora no mundo do trabalho e a minha vida vai sofrer mudanças.

Já desde Julho que não faço Kundalini e com muita pena, ajudou-me imenso em certas coisas até porque é um tipo de yoga com efeitos muito rápidos, eu posso afirmá-lo que o senti. Eu que já fui céptica a estas coisas foi o melhor que fiz ir e experimentar, foi das melhores experiências fora da minha zona de conforto que já tive a daqui a uns tempos espero conseguir voltar a fazer Kundalini mas desta vez em Lisboa e com uma nova mestre...


Pin It Now!

Sem comentários:

Enviar um comentário