setembro 16, 2015

5 erros na procura de emprego


Quem me segue ou já leu a tab about me, já deve ter percebido que estudo Gestão. A Gestão é uma ciência muito abrangente, que incluí o estudo de recursos humanos, que é um tema que me agrada, cada vez mais na verdade. Além desse interesse (intrínseco de início, cada vez mais por gosto agora), como já devem ter oportunidade de ter lido, não ando nada satisfeita com o meu emprego e quero mudar. E por isso tenho feito! Mas não é fácil, nem encontrar o primeiro emprego nem mudar de emprego, nos tempos que correm.

Isto tudo, para deixar umas dicas do que NÃO fazer ou FAZER na procura de emprego:

1. Não dizer a ninguém que se anda à procura de emprego - para quem está à procura de primeiro emprego (ou infelizmente desempregado) de certeza que este ponto não se aplica pois certamente vendem e muito bem a bandeiras despregadas que andam à procura. Quem está a trocar, o caso já não é tão linear. Claro que não vamos dizer no escritório nem ao patrão que andamos à procura, talvez a um ou outro colega de confiança. Já a ex-colegas, amigos, conhecidos acho que sim se deve dizer, nunca se sabe de onde uma oportunidade irá surgir!

2. Fazer parte de mailing lists de ofertas de emprego - é uma seca, eu sei, são sei lá quantos e-mails por dia a encher a caixa de correio, mas, vale a pena. Nem precisam de os ler todos os dias, eu não o faço. Abro de vez em quando e vejo na diagonal o que há. Às vezes lá encontro algo que me agrade.

3. Não usar recrutadores - aquelas empresas de rh, trabalho temporário que parece que não fazem nada a não ser publicidade em tudo quanto é site sabem? Olhem que eles até podem ajudar... Enviem-lhes um e-mail com o vosso CV e uma boa carta de motivação que pode ser que eles até ajudem! Eu tenho mantido uma boa relação com a ONE - Low Cost Recruitment Agency desde que um dia resolvi fazer-me a piso deles ;) ah e aquela página é uma página do LinkedIn, a rede social em que se devem inscrever também.

4. Não estão a rever o vosso CV cuidadosamente - é muito, mas muito importante, rever o CV CONSTANTEMENTE e cuidadosamente. E digo-vos já que chegar à página do europass, carregar lá a informação toda e depois timbas já está, não dá com nada. Palavra de ordem: PERSONALIZAR. Pode parecer que não, mas para um recrutador, um CV cuidado e pessoal diz muito dizem-me as minhas amigas de RH.

5. Não estão a usar redes sociais - ponto: LINKEDIN, já!


Espero que estes 5 pontos vos sejam úteis! Boa sorte! Pin It Now!

2 comentários: